Tile System [Intro]

今日は皆さん Desculpe-me a demorar em fazer o post, mas eu perdi muito tempo tentando elaborar um desculpa convincente para o atraso e não bolei nenhuma maneira. ^^

Tenho atraído visitas de muitas pessoas que não estão aqui só para jogar, dentre outros motivos que um ser em sã consciência visita meu blog é para entender a criação de um game e hoje vou estrear a minha primeira matéria voltada a esse pessoal que quer aprender umpouco sobre construção de jogos.

No post de hoje não mencionarei nenhum código só teoria. Espero que gostem.

TILE SYSTEM (Vulgo Sistema de Azulejos)

Imagina que você precisa fazer um jogo com gráfico bonito e que seja leve. De uma olhada na nessa imagem.

Imagem 1 Imagem2

Reparem que a primeira imagem é apenas uma tela azul e a segunda é um monte de quadradinhos azuis preenchendo a tela. Agora imagine que eu vou continuar colocando vários quadradinhos na segunda imagem para ficar tudo azul igual à primeira. Eu poderia escrever diversos parágrafos para explicar o ocorrido, mas vou simplificar de uma maneira clara para todos.

É muito mais rápido você fazer uma imagem pequena e repetir em todos os lugares. Do que fazer uma imagem grande para cenário. Agora prestem atenção na próxima imagem.

É imaginação minha ou os blocos se repetem em diversas partes do mapa. Presta atenção nas cores correspondentes a cada bloco. Se você picotar a imagem você encontrar muito mais blocos repetidos.

Esse sistema também foi e ainda é muito usado em jogos de aventura. Repare como os blocos circulados repetem em um monte de lugares do cenário.

Preciso dizer mais alguma coisa para vocês entenderem o que é o tile system?

Resumindo:

Tile System: é um sistema de criação e estruturação de cenários baseando-se em junções de diversos mini blocos. Fazendo com que o game fique mais rápido para ser processado.

  • Vantagem: Rápido processamento na hora de carregar as imagens. Um simples bloco pode ser usado em diversos cenários diferentes e você não precisa redesenhar todo o cenário para mudar um pequeno detalhe.
  • Desvantagem: Complexidade de programação.

Para quem conhece RPG Maker (programa para criar jogos de rpgs simples). O sistema de cenários do programa é baseado em tile sistem. Dêem uma olhada no chipset de cenário utilizado pelo programa.

ChipSet RPG maker

Esse Chipset é baseado no game The Legend of Zelda a Link to the Past (SNES). Um bom exemplo que Tile System sempre esteve em sua vida e você nunca percebeu. Vejam essas imagens tirada do game Goof Troop (SNES) ambas as imagensforam tiradas de um emulador a diferença que eu fiquei pressionando os botões de configurações de tela.

Bem pessoal espero que tenham gostado do primeiro tutorial de desenvolvimento de jogos da HamisterTower. Na proxima parte vamus abordar a construção inicial da progamação nesse sistema. Fiquem atento virão muitos outros tutoriais de flash por ai. vlw pessoal até a próxima, CYA, また見てね.

Anúncios

2 Respostas to “Tile System [Intro]”

  1. Léooh Says:

    Belo tuto , queria aprender a fazer essas coisas =* , vo fica lendo seus tutos então X_X . vlw !

  2. Links « Mi Estas Soife Says:

    […] Depois um site com ótimos tutoriais para fazer jogos em flash: Tile System [Intro] […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: