DropShadow
今日は皆-さん. Nesse tutorial vocês aprenderão e entenderão de forma simples e pratica a usar o filtro DropShadow via ActionScritp. Primeiro vamos conhecer as propriedades da classe DropShadow.
Alpha (Number): Essa propriedade define a transparência do efeito. Podendo usar valores de 0 a 1 onde 0 é zero (ooooohhh) e 1 é 100%, para fazer porcentagem quebrada deve-se usar um ponto antes 80% igual (.8).
Angle (Number): Define o ângulo no qual o efeito será aplicado.
BlurX, BlurY (Number): Define o nível de embassamento vertical e horizontal do efeito.
Color (0x000000): Como o próprio nome já diz Color. Define a cor do efeito, para qual a cor deve ser utilizada seguindo o padrão (0xRRGGBB).
Distance (Number): Define a distancia na qual o efeito será aplicado
HideObject (Boolean): Esconde o Objeto no qual o efeito foi aplicado
Inner (Boolean): Define se o efeito vai ser aplicado dentro do objeto (true) ou fora do objeto (false). Lembrando que se Não for definido essa propriedade o flash aplicará como default o efeito fora.
Knockout (Boolean): Esconde o objeto mantendo o efeito seguindo a borda do objeto como se ele ainda estivesse no local.
Quality (Number): O valor definido nessa propriedade atua anulando as propriedades Strength e Blur, quando menor o valor definido na qualidade maior é anulação do embassamento.
Strength (Number): Essa propriedade atua na intensidade da cor da sombra.quanto menor o numero menor é a intensidade da cor
Na Imagem acima definimos os valores definimos os valores de Knockout e HideObject para true, e todos os outros parâmetros são idênticos nas 3 imagens.
OBS:Caso você defina true em Knockout não importa o valor que você escreva em HideObject que o Knockoutout sempre sobrescreverá.
Exemplos
ACTIONSCRIPT
Depois de um pouco de teoria conheça agora na pratica como se faz um efeito em actionscript. O primeiro passo é importar a classe DropShadow para o flash. E muito simples basta inserir a linha no inicio do script.
import flash.filters.DropShadowFilter;
Com a classe importada nós instanciamos uma variável na memória para servir como objeto DropShadowFilter
var DropFiltro:DropShadowFilter = new DropShadowFilter ();
Agora linkamos a variavel DropFiltro com o nosso MovieClip alvo no nosso exemplo usaremos um movieclip chamado mc_alvo
mc_alvo.filters = [DropFiltro];
E pronto, você já tem um objeto com um filtro de sombra, agora vocês me perguntam só isso? E as propriedades? A resposta é simples, a classe DropShadowFilter já possue algumas propriedades como default. Para utilizar as propriedades é muito simples. Agora vocês verão um efeito aplicado em um texto seguido de seu código completo.
import flash.filters.DropShadowFilter;
var DropFiltro:DropShadowFilter = new DropShadowFilter ();
DropFiltro.distance = 2;
DropFiltro.angle = 45;
DropFiltro.color = 0x000090;
DropFiltro.alpha = 1;
DropFiltro.blurX = 15;
DropFiltro.blurY = 15;
DropFiltro.strength = 10;
DropFiltro.quality = 1;
DropFiltro.inner = false;
DropFiltro.knockout = true;
DropFiltro.hideObject = false;
mc_alvo.filters = [DropFiltro];
Agora é só vocês abusarem da criatividade e criar novos efeitos. Espero que tenham gostado. Até o próximo post, CYA また見てね.
Deixe um comentário