Papervision MouseClick

mundi

Olá pessoal como havia prometido nosso mais novo tutorial papervision não estamos usando o Cubo, para diversificar um pouco decidi utilizar a Esfera.

Este tutorial é essencial para ter uma base de criação de site em papervion, neste tutorial vamos aprender a colocar nosso viewport para aceitar interação e definiremos nossa esfera para funcionar como botão simples, onde a única funcionalidade será pausar e retomar a rotação.

Depois de uma seqüência de tutoriais sobre papervision existe muitos pontos que não precisarei explicar de novo, como  por exemplo: inserir uma esfera e importar uma textura para ela. Hoje me focarei somente nos pontos chaves.

Viewport3D

O viewport é o nosso ambiente 3d, extremamente essencial para criar algo com o papervision, quando criamos nosso viewport3d podemos definir alguns parâmetros iniciais.

    new niewport3D(width, height, autoscale, interactive)
  • width (Number): Define a largura de nosso viewport3d;
  • height (Number): Define a altura de nosso viewport3d;
  • autoscale (Boolean): Determina se o viewport vai se escalar ao Stage.
  • Interactive (Boolean): Permite o uso de interações com o mouse, possibilitando o uso do evento InteractiveScene3DEvent.

Criando Interação

Em nosso código passaremos a definir o parâmetro interativo para true. Com o viewport definido para true poderemos definir agora nosso material para interative possibilitando ele ser clicado quando estiver em um objeto primitivo.Neste exemplo eu usarei o MovieMaterial, mas vocês poderiam utilizar qualquer outro tipo de material, lembrando que com o movie material eu importo um movieclip que esteja em minha biblioteca ou que já tenha sido instanciado.

     skin = new MovieMaterial(mov);
     skin.interactive = true;

Agora poderemos adicionar um listener em nossa esfera chamando o evento de interação especifico seguido de um método que será executado.

    esfera.addEventListener(InteractiveScene3DEvent.OBJECT_PRESS,PRESS);

Código: main.as

package
{
    import flash.display.Sprite;
    import flash.display.MovieClip;
    import flash.events.Event;
    import org.papervision3d.materials.MovieMaterial;
    import org.papervision3d.objects.primitives.Sphere;
    import org.papervision3d.scenes.Scene3D;
    import org.papervision3d.view.Viewport3D;
    import org.papervision3d.cameras.Camera3D;
    import org.papervision3d.render.BasicRenderEngine;
    import org.papervision3d.events.InteractiveScene3DEvent;
    public class main extends Sprite
    {
        public var cena:Scene3D;
        public var viewport:Viewport3D;
        public var camera:Camera3D;
        public var renderer:BasicRenderEngine;
        public var esfera:Sphere;
        public var mov:MovieClip = new earth();
        public var skin:MovieMaterial;
        public var paused:Boolean = false;
        public function main ()
        {
            Set ();
            Objetos ();
        }
        public function Set ():void
        {
            viewport = new Viewport3D(300,300,false,true);
            addChild (viewport);
            cena = new Scene3D ;
            renderer = new BasicRenderEngine ;
            camera = new Camera3D ;
        }
        public function Objetos ():void
        {
            skin = new MovieMaterial(mov);
            skin.interactive = true;

esfera = new Sphere(skin,300,30);

            cena.addChild(esfera);

esfera.addEventListener(InteractiveScene3DEvent.OBJECT_PRESS,PRESS);

            addEventListener (Event.ENTER_FRAME,Loop,false, 0, true);
        }
        public function PRESS (e:InteractiveScene3DEvent ):void
        {
            paused = !paused;
        }
        public function Loop (e:Event):void
        {
            if (!paused)
            {
                esfera.roll(1)
                esfera.yaw(3)
                esfera.pitch(1)
            }
            renderer.renderScene (cena,camera,viewport);
        }
    }
}

Lembrando que para este tutorial funcionar devemos importer as classes do papervision e definir como classe padrão do fla a classe main,
Tentei fazer algo bem simples para demonstrar a interação do mouse com o papervision, com isso podemos criar diversas coisas seguindo a criatividade de cada um. Tentarei fazer algo mais elaborado para próximo tutorial. Espero que tenham gostado e que estes tutoriais sobre papervision estejam sendo úteis para vocês em seus estudos. Bem ate a próxima.


		
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