今日は皆-さん. Hoje aprenderemos a fazer o efeito glow via actionscript. Este efeito é muito útil para aplicar dinamicamente auras em objetos, ressaltar um texto, criar bordas em objetos entre outras utilidades na qual vocês descobrirão usando a criatividade.
Este efeito possui parâmetros semelhantes ao DropShadaw, não será complicado você aprender a usar. Abaixo segue a lista de parâmetros.
Alpha (Number): Essa propriedade define a transparência do efeito. Podendo usar valores de 0 a 1 onde 0 é zero (ooooohhh) e 1 é 100%, para fazer porcentagem quebrada deve-se usar um ponto antes 80% igual (.8).
BlurX, BlurY (Number): Define o nível de embassamento vertical e horizontal do efeito.
Color (0×000000): Como o próprio nome já diz Color. Define a cor do efeito, para qual a cor deve ser utilizada seguindo o padrão (0xRRGGBB).
Inner (Boolean): Define se o efeito vai ser aplicado dentro do objeto (true) ou fora do objeto (false). Lembrando que se Não for definido essa propriedade o flash aplicará como default o efeito fora.
Knockout (Boolean): Esconde o objeto mantendo o efeito seguindo a borda do objeto como se ele ainda estivesse no local.
Quality (Number): O valor definido nessa propriedade atua anulando as propriedades Strength e Blur, quando menor o valor definido na qualidade maior é anulação do embassamento.
Strength (Number): Essa propriedade atua na intensidade da cor da sombra. Quanto menor o numero menor é a intensidade da cor
ActionScript
Se você teve paciência para ler os outros tutoriais de efeitos já estará ciente que ao iniciar você tem que fazer a importação da classe. E na construção do efeito existe diversas maneiras, mas eu opto sempre pela maneira mais organizada. Vamos analizar a imagem abaixo do Mario seguido de seu actionscript.
import flash.filters.GlowFilter; var GlowFiltro:GlowFilter = new GlowFilter (); GlowFiltro.color = 0xffff90; GlowFiltro.alpha = 1; GlowFiltro.blurX = 15; GlowFiltro.blurY = 15; GlowFiltro.strength = 10; GlowFiltro.quality = 1; GlowFiltro.inner = false; GlowFiltro.knockout = false; var GlowFiltro2:GlowFilter = new GlowFilter (); GlowFiltro2.color = 0xff0090; GlowFiltro2.alpha = 1; GlowFiltro2.blurX = 30; GlowFiltro2.blurY = 30; GlowFiltro2.strength = 10; GlowFiltro2.quality = 1; GlowFiltro2.inner = false; GlowFiltro2.knockout = false; mario.filters = [GlowFiltro,GlowFiltro2];
Observe que o Mario possui 2 tons de auras, um rosa e outro amarelo. Isso foi possível porque a propriedade filter armazena um vetor possibilitando você adicionar mais de um objeto de filtro, podendo mesclar, dropshadow, glow, bevel etc.. No caso de nosso exemplo foi adicionado 2 objetos GlowFiltro e GlowFiltro2.
Agora usem a criatividade e façam bom proveito^^ até a próxima. Cya. また見てね.
Tags: actionscript, Efeito Glow, Efeitos, Programação
outubro 17, 2008 às 4:54 pm |
muito bom o exemplo. Parabéns
outubro 17, 2008 às 4:58 pm |
Obrigado. Como você já pode perceber eu sou muito fã da serie Mario e achei que ele me ajudaria a ilustrar melhor o exemplo^^