Glow

今日は皆-さん. Hoje aprenderemos a fazer o efeito glow via actionscript. Este efeito é muito útil para aplicar dinamicamente auras em objetos, ressaltar um texto, criar bordas em objetos entre outras utilidades na qual vocês descobrirão usando a criatividade.

Este efeito possui parâmetros semelhantes ao DropShadaw, não será complicado você aprender a usar. Abaixo segue a lista de parâmetros.

Alpha (Number): Essa propriedade define a transparência do efeito. Podendo usar valores de 0 a 1 onde 0 é zero (ooooohhh) e 1 é 100%, para fazer porcentagem quebrada deve-se usar um ponto antes 80% igual (.8).

BlurX, BlurY (Number): Define o nível de embassamento vertical e horizontal do efeito.

Color (0×000000): Como o próprio nome já diz Color. Define a cor do efeito, para qual a cor deve ser utilizada seguindo o padrão (0xRRGGBB).

Inner (Boolean): Define se o efeito vai ser aplicado dentro do objeto (true) ou fora do objeto (false). Lembrando que se Não for definido essa propriedade o flash aplicará como default o efeito fora.

Knockout (Boolean): Esconde o objeto mantendo o efeito seguindo a borda do objeto como se ele ainda estivesse no local.

Quality (Number): O valor definido nessa propriedade atua anulando as propriedades Strength e Blur, quando menor o valor definido na qualidade maior é anulação do embassamento.

Strength (Number): Essa propriedade atua na intensidade da cor da sombra. Quanto menor o numero menor é a intensidade da cor

ActionScript

Se você teve paciência para ler os outros tutoriais de efeitos já estará ciente que ao iniciar você tem que fazer a importação da classe. E na construção do efeito existe diversas maneiras, mas eu opto sempre pela maneira mais organizada. Vamos analizar a imagem abaixo do Mario seguido de seu actionscript.

import flash.filters.GlowFilter;
var GlowFiltro:GlowFilter = new GlowFilter ();
GlowFiltro.color = 0xffff90;
GlowFiltro.alpha = 1;
GlowFiltro.blurX = 15;
GlowFiltro.blurY = 15;
GlowFiltro.strength = 10;
GlowFiltro.quality = 1;
GlowFiltro.inner = false;
GlowFiltro.knockout = false;
var GlowFiltro2:GlowFilter = new GlowFilter ();
GlowFiltro2.color = 0xff0090;
GlowFiltro2.alpha = 1;
GlowFiltro2.blurX = 30;
GlowFiltro2.blurY = 30;
GlowFiltro2.strength = 10;
GlowFiltro2.quality = 1;
GlowFiltro2.inner = false;
GlowFiltro2.knockout = false;
mario.filters = [GlowFiltro,GlowFiltro2];

Observe que o Mario possui 2 tons de auras, um rosa e outro amarelo. Isso foi possível porque a propriedade filter armazena um vetor possibilitando você adicionar mais de um objeto de filtro, podendo mesclar, dropshadow, glow, bevel etc.. No caso de nosso exemplo foi adicionado 2 objetos GlowFiltro e GlowFiltro2.

Agora usem a criatividade e façam bom proveito^^ até a próxima. Cya. また見てね.

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2 Respostas to “Glow”

  1. diegowebmotion Says:

    muito bom o exemplo. Parabéns

  2. Setzer Wolf Says:

    Obrigado. Como você já pode perceber eu sou muito fã da serie Mario e achei que ele me ajudaria a ilustrar melhor o exemplo^^

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