hitTest

今日は皆-さん. Estive um tempo ausente, tomei vergonha na cara e entrei numa facul, isso esta consumindo muito do meu tempo, e sem contar que tive umas semanas doente mas ja estou melhor, e devolta com a nossa programação^^

Hoje estava montando uns scripts no trabalho e descobri que a uma das principais ferramentas de criação de jogos eu não estava usando todo seu poder a função hitTest. E depois de analisar o seu poder a finco decidi fazer um post somente relacionado a ela

hitTest

A função hitTest de um objeto serve para retornar valores booleanos (true ou false) quando o objeto está sobre outro objeto ou as coordenadas descritas estão sobre um objeto.

A função hitTest possui 2 maneiras de ser escrita a primeira e mais simples retorna true quando o ojeto está encostando em outro objeto.

objeto1.hitTest(objeto2);

Se o objeto1 estiver encostando no objeto2 o hitTest retorna true senão retorna false. Não importa se encostou apenas um pixel ou boa parte do seu objeto mas a variável irá retornar true em qualquer sensibilidade com a objeto2

No nosso segundo caso nós passamos uma coordenada para a função e ela retorna true ou false se a coordenada corresponder ao objeto em questão.

objeto2.hitTest(x:Number, y:Number, [shapeFlag:Boolean]);

Desta vez a função verifica se as coordenadas x e y estão sobre o objeto.
shapeflag: Não definindo essa propriedade o sistema usará como default (false). Sendo false a função hitTest retorna true quando as coordenadas colidem em qualquer ponto do objeto2, mesmo que esse ponto seja um espaço vazio (transparente) dentro do objeto2. Mas se for definida como true irá retornar false quando as coordenadas colidirem com um espaço vazio dentro do objeto2

Usando a propriedade shapeflag como true você abre um leque de possibilidades para diversos tipos de jogos diferentes. agora basta usar um pouco a criatividade e mandar ver.

Espero que tenham gostado dessa matéria e podem deixar que logo logo estarei postando novidades. vlw, cya また見てね.

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6 Respostas to “hitTest”

  1. flashmania Says:

    Oi!! Tem como fazer um jogo do genero do “beach cafe game” (http://www.oyunlar1.com/online.php?flash=4605). sera que tem como???

    pff me ajuda…posta um tutorial!!!

  2. Setzer Wolf Says:

    Eu dei uma olhada nesse jogo Beach Cafe Game, a maior dificuldade de se fazer um game assim é o Planejamento, você tem que criar imagens para todo tipo de movimentação, fazer um roteiro do que cada coisa, Resumindo, exige muito tempo para estruturar, até gostaria de montar um tutorial, mas eu sou um cara com um tempo escarso T_T, mas valew pela visita.

  3. Prof. Literário Says:

    ESCASSO

    pelo amor de deus…

  4. Setzer Wolf Says:

    Obrigado Prof. Literário. Como você mesmo enfatizou sou um cara de tempo ESCASSO, e costumo escrever os post e responder comentários com um pouco de pressa e não havia percebido meu grave erro de grafia. Mas obrigado pelo aviso, e espero que tenha gostado do blog apesar do erro^^ obrigado

  5. vitor Says:

    saiu bem ahuahauhauahuahuah
    gostei muito do blog , tutorial bem elaborado e bem explicado, se o Prof. Literário naum gostou, eu gostei ^^
    mandou bem

  6. Mvrech Says:

    Ola, sou novo no flash e gostaria de saber se tem um AS2 ou AS3 que faça,os objetos ficarem andando aleatoriamente na tela

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